CIRURGIA DAS PÁLPEBRAS - BLEFAROPLASTIA

O rosto representa a região mais exposta e marcante do corpo e o olhar, que é uma marca forte e pessoal de cada um, sofre bastante com os sinais do tempo. Os olhos são os primeiros elementos do rosto a demonstrar a idade. A cirurgia plástica para correção das pálpebras (blefaroplastia) tem o objetivo de restaurar os contornos e suavizar o volume das pálpebras, a fim de oferecer um aspecto jovial ao olhar.

Com o passar do tempo, as estruturas palpebrais vão se tornando frouxas, levando à um excesso de pele e um aumento do volume das bolsas de gordura que ficam sob as pálpebras. Essas alterações podem ser evidenciadas pelas dobras da pele e pelo abaulamento dessa região, as vezes levando a uma sensação de peso e desconforto para abrir os olhos.A técnica visa eliminar a pele ao redor dos  olhos com flacidez, devido à perda da elasticidade,  e tratar o aumento e protrusão das bolsas de gordura, revertendo o processo que resulta em uma aparência de olhos cansados, tristes, desanimados ou com aparência que acabou de acordar.

Cuidados Pré-Operatórios

Algumas dicas são importantes para deixar você melhor para a sua cirurgia:

  • EXPOSIÇÃO AO SOL

    Evitar tomar sol em demasia sobre a área a ser operada nas 2 semanas que antecedem o seu procedimento. A queimadura solar, mesmo que só um bronzeamento, pode diminuir a resistência local da pele e interferir com as etapas da sua cicatrização.

  • ALIMENTAÇÃO BALANCEADA

    Uma alimentação balanceada e rica em alimentos com alto teor nutritivo te ajudarão a equilibrar o funcionamento do seu organismo e a prepará-lo para ter uma resposta melhor ao trauma imposto pela cirurgia. Evite refrigerantes, frituras, gorduras, alimentos processados e em conservas. Lembre-se que frutas, legumes e alimentos ricos em fibras são excelentes fontes de vitaminas e sais minerais, indispensáveis nos processos cicatriciais.

PÓS OPERATÓRIO

  • MOVIMENTAÇÃO

    Evitar  abaixar a cabeça e preferir posições de dormir com a cabeça reta e elevada (evitando dormir com a cabeça de lado ou sobre os olhos), nos primeiros 15 dias. Essas medidas visam prevenir o esforço e o aumento da pressão sanguínea na região da cabeça, diminuindo o edema e os riscos de sangramentos.

  • USO DE COMPRESSAS GELADAS

    Usar compressas de agua gelada sobre os olhos de 2/2 horas, por 72 horas. O seu uso é importante para ajudar na prevenção e tratamento do edema e evitar hematomas (sangramentos).

  • COLÍRIO LUBRIFICANTE

    O uso de colírio lubrificante, varias vezes ao dia, e pomadas de gel viscoso lubrificantes, para dormir, são imprescindível nas primeiras semanas, visto que uma dificuldade de fechamento pleno dos olhos e muito comum nesse período de pós operatório, devido ao edema da região que, inevitavelmente, se apresentará nesse período.

  • AFASTAMENTO DE ATIVIDADES

    O procedimento necessita de, pelo menos, 10 dias de afastamento das atividade de trabalho  e 45 dias das atividade físicas. Atividades que gerem muito impacto e/ou contato físico, como corridas, jumping, lutas marciais e cross-fit  podem necessitar de um período maior de afastamento.