CIRURGIA DAS ORELHAS - OTOPLASTIA

A cirurgia para correção de orelhas proeminentes, também conhecidas como orelhas em abano, tem o objetivo de melhorar a forma, a posição e as proporções do arcabouço cartilaginoso das orelhas em relação a cabeça. Pode ser realizada tanto em crianças como em adultos e visa melhorar a aparência mais aberta que tantos transtornos psicológicos ocasionam, com impacto direto na auto estima e estigmatizações atreladas a apelidos ofensivos.

Existe uma idade mínima de segurança para a correção, que é a partir dos 7 anos,  pois nessa idade  a orelha já alcançou o desenvolvimento completo e não teremos riscos de atribuir sequelas no crescimento. Além do mais,  é a idade onde a criança começa o período escolar, tendo desejo próprio (e não apenas dos pais) de resolver a deformidade e, com isso, contribuindo de forma positiva nas orientações pós operatórias. A cicatriz resultante é escondida no sulco atrás da orelha, não ficando visível.

Cuidados Pré-Operatórios

Algumas dicas são importantes para deixar você melhor para a sua cirurgia:

  • EXPOSIÇÃO AO SOL

    Evitar tomar sol em demasia sobre a área a ser operada nas 2 semanas que antecedem o seu procedimento. A queimadura solar, mesmo que só um bronzeamento, pode diminuir a resistência local da pele e interferir com as etapas da sua cicatrização.

  • ALIMENTAÇÃO BALANCEADA

    Uma alimentação balanceada e rica em alimentos com alto teor nutritivo te ajudarão a equilibrar o funcionamento do seu organismo e a prepará-lo para ter uma resposta melhor ao trauma imposto pela cirurgia. Evite refrigerantes, frituras, gorduras, alimentos processados e em conservas. Lembre-se que frutas, legumes e alimentos ricos em fibras são excelentes fontes de vitaminas e sais minerais, indispensáveis nos processos cicatriciais.

PÓS OPERATÓRIO

  • MOVIMENTAÇÃO

    Usar uma faixa pós cirúrgica adequada por um período de até 45 dias. O seu uso é importante para manter a estabilidade dos tecidos operados , sustenta-los e evitar traumas inadvertidos durante o dia a dia e durante o sono.

  • FAIXA PÓS CIRÚRGICA

    Usar uma malha pós cirúrgica adequada por um período de até 45 dias. O seu uso é importante para manter a estabilidade dos tecidos operados , sustenta-los e contribuir na modelagem durante essa etapa inicial da cicatrização.

  • AFASTAMENTO DE ATIVIDADES

    O procedimento necessita de, pelo menos, 10 dias de afastamento das atividade de trabalho ou escola e 60 dias das atividade físicas. Atividades que gerem muito impacto, como corridas, jumping, lutas marciais e cross-fit  podem necessitar de um período maior de afastamento.

  • HIDRATAÇÃO LOCAL

    Manter o hábito de hidratar a pele da região operada e a cicatriz, com hidratantes de boa qualidade, nos meses que sucedem o procedimento, tem demonstrado uma melhora na  qualidade, textura e consistência  da pele durante o período de recuperação pós operatória.